Blogagem coletiva Rotaroots - Carta para a Mariana de 2004

O Rotaroots é um grupo do facebook que pretende resgatar o antigo hábito de blogs-diário. Além de promover um entrosamento entre blogueiros novos e antigos, famosos e anônimos, traz sugestões mensais de blogagens coletivas e memes. A blogagem coletiva desse mês foi baseada em uma ideia do blog Hypeness.

Oi Mari,
Estou te escrevendo essa carta, pq eu tenho muita vontade de mudar quase tudo o que eu fiz nos últimos quinze anos. Mas como eu não posso mudar nada, eu vou tentar te ajudar pra que você faça tudo de uma maneira melhor.
-Primeiro, seja mais calma, menos irritada, menos briguenta, menos chorosa, fale mais baixo. Quanto mais cedo você aprender a controlar isso, melhor. Eu por exemplo, nunca liguei pra isso, e hoje eu não consigo me controlar muitas vezes.
-Volte para o caminho de Deus. Ouça o que sua prima fala, que depois pra voltar é mais complicado. Aproveite que seu coração ainda está quente. Você está afastada da igreja, mas não a muito tempo. Ainda é fácil voltar. Trabalhe na igreja, e não ligue pra opinião das pessoas. Aliás, você um dia, não vai estar nem aí pro que dizem mesmo...
-Sabe suas amigas que você tem hoje? Elas ainda serão suas amigas daqui a 10 anos. Mas vocês estarão todas afastadas. Aliás, você nunca teve grupos de amigos mesmo. Sempre foi bem seletiva quanto a isso. Mas o que eu quero dizer, é que em 10 anos, todas estarão casadas, e morando longe. Aliás, você praticamente não terá mais contato físico com nenhuma amiga. Só por telefone e redes sociais. Ah, você vai descobrir o que é isso. Mas aí sim, quando você reencontrar cada uma delas, você vai saber o que é amizade verdadeira, que o tempo e a distância definitivamente, não apagam. Mas aviso que uma amiga sua vai pisar na bola... Mas não vai te fazer falta! Vai ser um bem que ela vai lhe fazer.
-A faculdade... Está um saco, não é? Mas não desista. Eu sei que você odeia dar aula, mas termina essa faculdade pelamordedeus, pq mainha vai te encher o saco o resto da vida. E assim, você vai ter um 3º grau, o que vai facilitar muita coisa pra você. Mas vc não ouve conselhos. Não vai terminar a faculdade...
-Olha, mainha vai continuar encrenqueira, pegando no seu pé por tudo, reclamando de tudo, sendo chata, insuportável às vezes, mas ela te ama, e mesmo que ela seja super mega chata, ela erra querendo acertar. Aceite o jeito dela, não brigue com ela, só escute. Ele não vai mudar. NUNCA! Ela vai te cobrar um trabalho, uma faculdade, um casamento. Ela vai passar a vida te cobrando, reclamando, encrencando. Mas apesar de tudo isso, ela vai te dar a mão sempre. E vai parar a vida dela por você. Ela vai fazer faculdade, e pra quem vai sobrar todos os trabalhos que ela não sabe fazer no computador? Pra VOCÊ, claro!! E você será uma pseudo-psicóloga, mesmo odiando Freud...
-Ah sim, você vai comprar um computador! Você vai ter um site! Você vai aprender a fazer sites :D Você vai fazer tantas coisas linda num computador que nem imagina... Você vai trabalhar com fotografia. Aliás, vc vai trabalhar com tanta coisa, mas sempre sentada na frente de um computador. Você vai ser viciada em internet, tão viciada que um dia vai se arrepender. Não fique tanto no computador. Há tanta vida lá fora...
-Olha, sabe esse vizinho aí que você anda ficando a mais de um ano? É... Vai ter muita história pela frente... Ele vai te fazer sofrer muito, muito. Vai pisar muito na bola com você. Mas você não vai desistir dele por muito tempo. Quando você desistir, ele vai te querer de volta. Vai jurar amor eterno. E vocês viverão um conto de fadas. E por ele, você vai saber o que é amor de verdade. Ele vai te dar algo que vocês jamais imaginaram, jamais planejaram: Um filho! E menino, pra contrariar vocês, que queriam menina haha Mas um menino lindo, inteligentíssimo, educado, adorado por todos. Um menido definitivamente MARAVILHOSO!! Mas o conto de fadas de vocês vai acabar. Não fique triste. Vocês terão um laço eterno e um carinho imenso um pelo outro. Mas não serão mais felizes juntos. Mas se eu fosse você, eu pulava fora. Mas se você pular fora, você não vai ter o João...
-Olha, eu sei que você odeia se cuidar, fazer as unhas, passar hidratantes, maquiagem, salto, etc. Você vai continuar sem gostar. Mas o tempo vai ser bem generoso com você. Sua pele é ótima. Aos 31 anos, vocè terá cara de 25. Mas estará apavorada com tantos cabelos brancos, que facilmente se resolverão com tintas de cabelo. Só uma dica: Emagreça, pq um dia você não gostará mais de ser gorda. Mas você não segue conselhos, droga!
-Voltando a falar de computador, vão inventar umas danadas de redes sociais, e você vai adorar. Vai gostar tanto, que vai se viciar. Vai gastar todo o seu dinheiro em lan house. Vai ser tão viciada, que o tempo vai passar e você não vai perceber. Um dia a ficha cai, e você terá perdido taaaaaanto tempo... Tempo que hoje eu lamento ter perdido. Sai do computador e vai ver um filme com o João :p Então te digo, use a internet muito, mas pra coisa boa, útil, que te acrescente. E você vai usar. Vai aprender muita coisa sozinha. Você é inteligente. Só vai se perder nesse vício. Mas é na internet que você vai descobrir o que quer fazer pro resto da vida. Você vai querer ser designer. Acho que você nem sabe o que é isso... Na internet também você vai fazer muitas amizades.
-E é na internet, tentando aprender mais uma vez, sozinha, que você vai conhecer uma pessoa especial. Primeiro o assunto é profissional. Depois vocês virão a ser amigos. Depois vocês se apaixonarão. Contrariando todos, mais uma vez, você vai vim pro Rio de Janeiro conhecer ele, o Rodrigo. Olha o nome... Entre indas e vindas Recife-Rio, você vai ficar de vez. Vai morar com ele. É! Você não vai sentir falta nenhuma de Recife. E o Rio é lindo! Muuuuito mais do que você imagina. Você vai se encantar. O Rodrigo vai te dar tudo aquilo que você sempre procurou numa pessoa, e enfim, você vai ter um relacionamento saudável, baseado no amor, respeito e amizade um com o outro. Tudo o que você sempre quis na vida! 
-Mas adianto logo, que parte da sua vida estará maravilhosa, mas a saudade da sua família e de seu flho que ainda ficará um tempo em Recife, doerá demais. Você vai perder parentes nesses 10 anos, mas nos últimos meses serão 2 perdas terríveis. Esse tempo todo, você só verá seu pai uma vez. Na boa, ele nem faz tanta falta assim. E assim, o que mais vai lhe consumir, é a saudade do João e o arrependimento por não ter dado tanta atenção a ele. Mas assim, Mari, o que vai te dar força, é saber que tudo o que você está sofrendo hoje, é por que vc está preparando um futuro pro seu filho. E que ele está bem cuidado, com mainha. Ah sim, ela é louca por ele. Mas afinal, quem não é? rs 




4 comentários:

  1. Que carta massa, Mari!
    Em poucos parágrafos deu pra te conhecer um pouco (e olha que é a primeira vez que venho no seu blog!) e descobrir como você foi parar no Rio!
    Ainda bem que você não pulou fora da história com o vizinho, senão o João não nascia....e que fofo ele é!
    Adorei mesmo sua carta, um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana! Seja sempre bem vinda ao meu blog! E o João, ele é fofo mesmo kkkkk Bjs

      Excluir
  2. Linda carta! A cada uma que leio me emociono muito. Quem dera se pudéssemos mesmo receber uma carta do futuro neh?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera mesmo... Obrigada por sua visitinha ;)

      Excluir

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!