Que câmera comprar - Tipos de câmeras

Esse é um post bem clichê nos blogs que falam de fotografia, e eu poderia simplesmente ignorar isso ou deixar uma lista com uns 10 links. Mas preferi falar um pouco, pois para quem quer fotografar, o primeiro passo é comprar/ganhar/ter uma câmera. E no caso de quem vai comprar, ter cuidado é fundamental, pois é muito fácil um vendedor enganar um "leigo". Aviso: O post ficou grande, mas vale a pena ler.
A primeira coisa a fazer antes de escolher sua câmera, é conhecer os tipos. E são muitos! Vou falar um pouquinho dos principais.

CÂMERAS ANALÓGICAS

Sim, elas ainda existem. E muito!! Você deve ter visto já ou pode conhecer alguém que tenha (ou teve), ou pode ter uma! Elas fixam as imagens em um filme fotográfico, e depois você leva a um laboratório, eles revelam o filme e fazem as cópias pra você. O problema é que hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar onde revelar os filmes. Na minha cidade (Recife), eu só conheço um lugar que revele filmes. E isso é uma pena, pois por incrível que pareça, a fotografia analógica vem ganhando adeptos cada vez mais. Principalmente os amantes da chamada lomografia.
Que bicho é esse? Lomografia é fotografia analógica, só que a câmera é diferenciada, tem alta sensibilidade à luz, registrando movimentos e efeitos de cores vibrantes e saturadas. Ou seja, lomografia é fotografia analógica, mas nem toda fotografia analógica é lomografia, ok? Mais na frente pretendo falar um pouco mais disso. Olha uma lomográfica aqui embaixo. São fofas! Parecem de brinquedo.



CÂMERAS DIGITAIS
Agora as práticas câmeras de hoje em dia! Existe uma infinidades de modelos, desde as compactas até as de grande formato, e claro, eu não sei tudo de nenhuma delas, imagina de todas. Então, vou falar um pouco das (que eu considero) principais.

CÂMERA DE CELULAR
É! Hoje em dia já existem muitos celulares e smartphones (nokia 808, iphone 4s, galaxy s3, etc) com câmeras maravilhosas. Claro que isso funciona se você quer colocar suas fotos no blog, no facebook, enviar e-mails, e até revelar tamanho 10 x 15. Você ainda pode turbinar seu brinquedinho com mini lentes (XX) e milhares de apps. Muitos desses aparelhos custam mais que uma câmera, mas além de fotografar, eles fazem ligação, mandam torpedo e acessam a net!

CÂMERAS COMPACTAS
São aquelas que quase todo mundo tem em casa. Levamos pra todo canto, são leves, práticas e fáceis de usar. A grande maioria é totalmente automática, é só apontar e clicar. E tem de todo preço. O problema é que elas não se adequam bem à pouca luz, e as fotos à noite ou em ambientes fechados não são muito boas. Mas em ambientes claros, funcionam muito bem. Não se iluda com os mega pixels. Eles não são fundamentais na qualidade de uma foto. É melhor uma compacta com 7 ou 8 mp do que uma compacta com 14 mp. As marcas que mais gosto são a Sony, Samsung e Panasonic.


CÂMERAS SUPERZOOM (BRIDGE OU COMPACTAS AVANÇADAS)
São aquelas câmeras que tem o corpo mais robusto, parecendo uma câmera profissional, tem o zoom gigantesco, a maioria tem controles de luz, velocidade e outros, são grandes, pesadinhas, ou seja, a cara de uma profissional. Só que não são profissionais, e nem de longe, semi-profissionais. Então, quando alguém for falar pra você de câmera semi-profissional, não caia nessa, como eu cai. Eu quis começar a fotografar, e fui atrás de uma "semi". E o vendedor me garantiu que era. Só que quem mexe realmente com fotografia, sabe que isso não existe. Por que não existe um semi-fotógrafo. Nem semi-advogado, nem semi-médico. Ou você é ou não é. Também existem super zoons pequenas, como as compactas. Agora que a maioria delas tem uma qualidade de imagem melhor, isso é sem dúvida! A desvantagem delas, além do preço ser mais salgadinho (as ótimas custam mais de R$ 1.200,00), são pesadas, grandes, chamam atenção. Não dá pra sacar em qualquer lugar com a violência das grandes cidades. Sinceramente, eu só recomendo uma câmera desse porte, a quem quer aprender os controles manuais das câmeras, mas não tem pretensão de trabalhar com fotografia. Eu tenho uma Nikon P100 e infelizmente ainda trabalho com ela. É uma câmera maravilhosa, mas não pra trabalhar. As melhores marcas pra mim são Canon e Panasonic. Olha minha gracinha aí embaixo, e aqui umas fotos feitas com ela.


CÂMERAS PROFISSIONAIS (REFLEX OU DSLR)
Como o próprio nome já diz, são câmeras usadas por profissionais do ramo. Não vou falar muito, pois como não tenho uma ainda, não conheço a fundo. Mas possuem ótima qualidade de imagem e definição. Podem trocar a lente, e o usuário trabalha com a que mais se adequar a situação, total controle sobre a foto, ou seja, é tudo o que os fotógrafos precisam! E além da câmera, lentes, flashs, e mais uma infinidade de objetos de trabalho. São caras. Algumas são absurdamente caras. As lentes nem se fala. Pois é, fotografia é uma profissão cara. É melhor ficar com o hobby que é mais barato! Desaconselho totalmente pra quem não trabalha com fotografia. Muita gente chega e me fala que quer comprar uma reflex pra tirar fotos boas :/ Reflex não é pra tirar foto boa. É pra trabalhar. Ou pra amadores que sabem ou querem aprender fotografia de verdade. E não é fácil!


Bom, acho que o post ficou um pouco grande, mas falei de uma forma fácil de entender (eu acho). Espero esclarecer dúvidas de vocês, e ajudar sempre que puder. Vocês podem também clicar aqui e conhecer esse blog sobre câmeras. E tirar dúvidas lá também. O blog é muito bom! [Ok, sou suspeita, é o blog do meu namorado... rs]
Até o próximo post ;)

52 comentários:

  1. a minha digital só que eu amo ela demais, a qualidade é ótima e ela grava vídeo super bem, mas to querendo a profissional principalmente uma da Canon :)
    s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hay! Hoje em dia tem compactas ótimas mesmo, mas eu não consigo mais me acostumar com elas. rs

      Excluir
  2. Anônimo3/25/2013

    Oi mari eu tenho uma digital mais meu sonho é ter uma profissional meu pai tem uma e eu amo a dele. Adoro, amo tirar fotos.
    bjao amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rouba a do teu pai, amiga!!! rsrsrs Beijos

      Excluir
  3. Mariana, notei que esta realizando visitas pelo CVC. Agora para que torne membro em efetivo deste grupofaça um comentario junto ao mural do CVC e então se juntara a nos e participara dos sorteios diarios que é realizado. Um abraço Dado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dado, não sei se estou fazendo as coisas direito, mas vamos lá... Abraços!!

      Excluir
  4. Anônimo3/26/2013

    Pois é, Mari, eu também estou querendo uma câmera de porte médio, não quero trabalhar com fotografia, mas só tirar fotos e gravar vídeos pra meu blog!

    1º Sorteio do blog Paixão por Makes > Participe!!

    Blog | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai de compacta mesmo! Tem umas muito boas que fazem vídeo de qualidade. Qualquer coisa, grita =)

      Excluir
  5. Olá lindinha
    Muito obrigada pela sua visita no meu recanto
    a minha filha também adora fotos...
    Beijocas
    Bella

    ResponderExcluir
  6. Eu uso uma câmera digital normal ou a do meu cel que é otima
    mais to Loca querendo uma semi-profissionais. :)

    #ClickFB
    http://mundofashiondataah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Talita, talvez a câmera compacta seja ideal pra você. Talvez você apenar precise de um modelo mais atual. Qualquer coisa, grita! Bjs

      Excluir
  7. Tenho duas, mas uma não consigo capturar bem, o foco ainda não consigo captar ele,kk
    #ClickFB
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2013/03/mao-boba.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderléia, talvez seja a configuração. Fica difícil falar assim, sem ver. Mas tenta assim:
      Aperta o botão até travar, e espera, e continua até o final. Pq se a câmera não focar, a foto sai feia mesmo. Bjs

      Excluir
  8. Oi Mari, nossa! Estou doida pra comprar uma câmera, pelo menos semi-profissional pra mim, mas ainda não está cabendo no meu bolso, quem sabe um dia! rs
    Por hora a que eu tenho está dando conta do recado.
    Beijos

    #ClickFB
    www.sonhodequimera.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, faz bom uso dela. Câmeras são um investimento caro. Mas é sempre bom ter uma que nos atenda ;)

      Excluir
  9. Oi flor, adorei o post. Amo fotografia desde pequena,quando ganhei uma câmera dos meus pais, há um ano comprei uma semi-profissional e não desgrudo dela rs

    Lindo o blog, já estou seguindo! bjinhus :*

    Blog Fashion e Bella
    http://fashionebella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê, seja bem vinda! Gostei muito do seu blog, e segui também. Vi que vc gosta de fotografia. Seja sempre bem vinda aqui ;)

      Excluir
  10. Olá Mari! Tudo bem com você?

    rsrs... O CVC é demais mesmo! Graças a ele você passou hoje para deixar o seu xero :) Amei!
    Putz amiga... Temos um azar com máquinas.
    Compramos uma Nikon a uns anos atrás! Deixei a máquina cair no chão e quebrou o encaixe da lente. Só o valor de outra é uma máquina de menor qualidade :( E agora? rsrs...
    Compramos uma mais simples para fotos do dia-a-dia. Pobre é assim mesmo, rsrs...

    "Ao abrires teu ovo de Páscoa espero que encontres
    dentro dele um bombom de amor, outro de saúde e
    um terceiro de muita paz! Feliz Páscoa!"

    Obrigada pelo carinho e tenha uma linda quarta-feira :)
    Bjkas... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati mulher!!! Às vezes o conserto é caro mesmo, nem vale a pena! Mas qd temos pimpolhos, não podemos ficar sem as câmeras... Beijooooos!!!

      Excluir
  11. Adorei este blog :)
    Gosto muito de fotografia, mais de ser fotografada do que fotografar para ser sincera eheh
    Segui o blog *
    beijinho

    pegadasdeumaprincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Então continue sempre por aqui, será sempre bem vinda! Vou conhecer seu blog =)

      Excluir
  12. Oiiii! Eu tnho uma da sony e é muito boa, tira fotos maravilhosas. Gostei muito o blog e do post.
    #ClickFB
    www.toquedemulher.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive duas sonys. Uma muuuuuito ruim, e uma muuuuuuuuito boa. rs

      Excluir
  13. Tenho uma Samsung maraaaaaaaaaaaaaa!!!
    Adorei seu post!!!


    #ClickFB


    http://www.esmaltandopaixoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/27/2013

    Aqui em casa temos uma digital e uma profissional que é a 'amante' de marido kkkkkkkk, analógica, relíquia de 1998! Eu tb a amo, tenho ciúmes,mas amo!
    Seu post está super explicadinho sim, perfeito!!!
    Bjinhoo, linda e Feliz Páscoa!!!

    Alê
    #ClickFB
    http://www.divatododia.com.br/2013/03/unhas-de-diva-aquarelle-nail-art.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, eu nem sei ligar uma analógica, mas tenho um carinho por elas, são super charmosas rs Ótima páscoa. Bjs

      Excluir
  15. não entendo NADA sobre isso, me ajudou bastante, vou pegar uma semi!
    http://nem5minutos-guardados.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de comprar uma, observa bem as características de cada uma pra não comprar uma errada. Vou dar continuidade a esse post ;)

      Excluir
  16. O texto fala claramente que não existe câmera semiprofissional mas o pessoal continua dizendo que quer uma semi. Ou não entenderam o texto ou nem leram direito...

    ResponderExcluir
  17. Mari, adorei o post!!!
    Apesar de longo, como você disse, você foi bem objetiva e esclarecedora nos assuntos!!!
    Concordo com o que disse sobre as câmeras profissionais, também sou fotógrafa amadora e ouço muitas besteiras sobre comprar máquinas "melhores" para tirar fotos melhores e tal!!!
    Bjk
    Shirley
    #ClickFB
    www.sociedadedoesmalte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Shirley! Venha sempre por aqui compartilhar suas experiências e aprender mais. Beijos!!

      Excluir
  18. Ahhhhhhhhhhh me bateu uma saudade da minha câmera Nikon..... pena que foi roubada.......

    Agora é juntar din din e garantir uma outra! hehe

    Beijo Beijo

    Marília Maciel

    balancaseandancas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena! Mas você vai conseguir outra! Beijos

      Excluir
  19. Minha câmera é velhinha, mas dá pro gasto.
    Bem que eu queria ter dindin para adquirir uma profissional!
    Bjs
    #ClickFB
    http://cantinholuana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita enquanto ela trabalha bem, e vai tentando comprar outra ;)

      Excluir
  20. Tenho uma superzoom e sou louca por uma DSLR e uma analógica <3
    amei o post
    Beijinhos!

    http://www.doce-apego.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amor a minha superzoom, mas tenho que comprar a dslr pra trabalhar. URGENTE!!

      Excluir
  21. Adoreii as dicas, que post supimpa hein? Sucesso gata.
    #CkickFB
    http://vocemaisbela2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Seja sempre bem vinda =)

      Excluir
  22. Ok Micarla, mas vai sabendo que é bem complicadinha hein! Tem que estudar um pouco pra aprender. Acompanha o blog que estarei sempre dando dicas ;)

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post, eu tenho uma analógica linda, das profissionais pena que nunca mais usei, e tenho os celulares e cameras compactas rs mas a gente vai se virando. O post foi super esclarecedor, almejo comprar minha SuperZoom o mais breve possivel para os posts do blog, que por enquanto estou fazendo com o Iphone :(.
    beijoss
    #ClickFB

    http://www.pontomakeup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Guarda bem a analógica, elas são charmosas. rs As superzoons são ótimas. Eu adoro a minha! Volte sempre =)

      Excluir
  24. Ei Mari, tudo bem? Então, respondendo a sua pergunta lá no blog: tem uma fonte bem semelhante ao que a Melina usa no blog dela. O nome da fonte é "Little Daisy": http://www.netfontes.com.br/view.php/little_days.htm Mas eu acho que essa fonte não é tão difícil de encontrar não. :)) Depois vou dar umas olhadinhas nas fontes e, se encontrar, falo pra você.

    Beijão, Kah.
    www.nosnagravata.com

    ResponderExcluir
  25. Olá amiga! Venho agradecer sua visita e desejar uma Feliz Páscoa. Amiga, demorei para encontrar onde deixar comentário kkkkkkkkkkkkkk. Bjos!

    ResponderExcluir
  26. Eu quero uma superzoom, e se algum vendedor viesse me falar que é semi-profissional eu acreditaria, não parei pra pensar que não existem um semi-advogado ou semi-médico como você disse.

    Beijos, Laris ♥
    www.opstendenciablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. OIE DOLADINHA TENHO UMA SONY ROSA COMO A DA SUA FOTO.. ADORO ELA KKKKK ACHO AS OUTRAS MARAVILHOSAS ..CHEIAS DE ZOONSSSS MAS MUITO PESADAS ..E TB SÓ TIRO POUCAS FOTOS DA TURMINHA AQUI DE CASAKKKKK...BEM VIM DESEJAR UMA FELIZ PÁSCOA PARA VC E FAMILIA..E TEM MIMO DE PÁSCOA PARA VC..TE ESPERO TB NO MEU KITUTES ..COM UMA RECEITA DELICIOSA DE BACALHAU!!
    BITUCAS COM SABOR DE BOMBONS DE TRUFAS HUMMM ADORO KKKKKKKK
    http://casadanadja.zip.net/kitutes.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor, volte sempre por aki. Vou conhecer seu blog!!

      Excluir
  28. to doida pra trocar a minha... e pegar uma mais avançada .. adorei o blog flor amoo fotografia =D

    http://www.amanda-scarlett.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Mariana,
    eu estou muito em dúvida entre uma brigde e uma DSLR.
    O fato é: não sou fotógrafa profissional, mas amo fotografia. Estou realmente disposta a aprender e quero ter controle total na opção manual. Achei uma DSLR por um preço muito bom, que posso pagar. Você acha que vale a pena? É uma Nikon D3100.
    Obrigada,
    Maithê

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!