Que câmera comprar - Parte 2

Depois de conhecer um pouco sobre as câmeras mais comuns, fica mais fácil escolher qual a melhor câmera para você. Mas não é só isso. Tem outras coisas que devem ser levadas em consideração.

Qual a finalidade da sua câmera?
Ou seja, pra que você quer uma câmera? Se for pra fotos pessoais e diárias, fotos de passeios com amigos e família, e pra postar na rede, vá de compactas. Se você tem vontade de entender como a fotografia funciona de verdade, aprender a ter controle sobre a foto, mas não quer trabalhar com fotografia, vá de compacta avançada, que são as compactas que tem controles manuais, podendo ser super zoom ou não. Agora se você quer ser um fotógrafo (a), antes de comprar uma câmera DSLR, estude bastante =D

Quanto você pode gastar?
Então você já decidiu que quer uma câmera compacta, mas uma que seria ideal pra você custa na faixa de R$ 400,00 e você só dispõe de R$ 300,00. E então você se contenta em comprar uma câmera daquela marca mais vagabunda. ERRADO! Junta um pouco mais de dinheiro ou parcela, pq câmera é um bem durável (bastante durável). Então vale sempre a pena investir numa que seja ideal pra você.


Megapixels e zoom não são tudo.
Os vendedores de câmeras enchem a boca pra dizer a um cliente que a câmera tem 20mp e 75 de zoom (ok, exagerei!). Nesse tempo que eu fotografo, e estudo fotografia, pude perceber que quem menos entende de câmeras são os vendedores de câmeras. A não ser que seja um vendedor fotógrafo e que não seja pilantra. Então, não adianta você comprar uma super zoom se você não tem interesse em fotografar a lua e aquela torre que está lá no alto daquela colina tão distante. Até por que quanto mais zoom, menos qualidade na foto. Em relação a megapixels, eles não são os únicos responsáveis pela qualidade de uma foto. Eles definem as medidas (largura e altura) da foto. Pode parecer contraditório, mas quanto menos mp, maior a possibilidade da câmera ser boa.

(Foto com zoom 26 da minha câmera)

Capriche na lente
Quando você compra uma câmera compacta ou uma super zoom, não há como trocar as lentes da câmera, mas você deve observar se elas são de qualidade, tem zoom e modo macro. Quando você compra uma DSLR, você tem que investir em lentes pra cada tipo de fotografia que você queira trabalhar, pois não existe uma lente que faça tudo.

De olho nas marcas
Como eu já falei aqui, pra cada tipo de câmera tem as marcas melhores ou piores. No post eu dei a minha opinião, e opinião sempre é pessoal. Então, o ideal é que você conheça, manuseie, faça umas fotos com a câmera escolhida. Por exemplo, se quer comprar uma compacta samsung, pegue emprestado uma e faça umas fotos, veja se as imagens lhe agradam e se a câmera é fácil de usar.

Pesquise
Nada melhor do que conhecer mais a fundo a câmera que você escolheu, e pra isso, você pode e deve abusar da internet, revistas, e amigos que tenham câmeras. Uns sites bons são esse, esse e o melhor, esse, mas você pode fazer outras buscas. E é claro, voltar aqui pra eu tentar te ajudar ;)

Bom, fiz esse post pra tentar ajudar as pessoas a escolher uma câmera ideal, com base no que eu conheço. Nenhuma informação aqui é verdade absoluta. Até o próximo post ;)

20 comentários:

  1. Muito boa suas dicas, obrigada pela visita viu querida, venho do #CLickFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha sempre por aqui encontrar novas dicas ;)

      Excluir
  2. to querendo um câmera nova e adorei a dica :)
    veio em boa hora hehe

    Bjos
    #ClickFB
    http://mundofashiondataah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei!! Seja sempre bem vinda =)

      Excluir
  3. Gosto muito da minha Sony,quebra bem o galho,mais quando puder trocar vou querer uma mais profissional,ótimas dicas,beijo.#Clicfb
    http://micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As sonys enganam. Umas são muito boas, umas são muito ruins. Que bom que acertou!!

      Excluir
  4. Adoro suas dicas,estou amando essas sobre câmeras.
    #ClickFB
    http://vocemaisbela2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!
    Vc é didática em suas explicações, muito bom!!!

    bjks

    #ClickFB

    www.sociedadedoesmalte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Shirley, eu tento ser mais prática possível, pq fotografia é uma coisa maravilhosa, mas a parte técnica é meio chatinha. Isso termina espantando as pessoas. Volte sempre!!

      Excluir
  6. Oii Mari!!

    A verdade é aquilo "vendedores nao intendem de camera fotografica" como vc disse além que eles sejem fotografos ne!!! mas realmente agente pena, quantas e mais quantas pessoas compraram e ficaram insatisfeita e depois quando usam, as fotos nao sao o que realmente elas queriam, eu tenho uma canon simples, se eu pudesse voltar a tras nao teria comprado, ela tem foco, tem zoom 3 sei la como fala.

    Mais ela ocila muito nas cores azuis e roxas que da muitaaa raiva! e ela nao tem aquela negocio de movimento, mexeu ja era a imagem sai tremida, so tirando ou filmando com tripe. a camera no modo macro... Deus me livre se respirar sai tremida, sem falra que tem que estar praticamente muito perto.

    Vc que trabalha com fotografia da uma dica, uma camera boaaa com otimo custo?!


    Desde já parabens, vou estar acompanhando mais vezes por aqui beijooooooo

    Érica Ribeiro
    http://www.artigosfemininos.com/2013/04/pijama-click-secreto-lingeries.html

    #CLICKFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica! Uma honra ter vc por aqui, já que acompanho seus blogs desde 2009 mais ou menos rs (esqueci o nome daquele tempo).
      Então, as câmeras canon são bem fiéis às cores. Ou sua câmera é antiga, ou vc não conseguiu regular ela não é tão boa mesmo. Pq é aquela coisa, mesmo sendo uma marca ótima, pode ter alguns produtos de má qualidade mesmo.
      Bom, como eu não conheço muitos modelos de câmeras, pedi a meu namorado que realmente entende de modelos e tal, que fizesse uma seleção com ótimo custo benefício: Panasonic FH6, Panasonic SZ7, Canon ELPH100, e Canon A1200.
      Espero que ajude e venha sempre por aki ;)

      Excluir
    2. Mari brigadaooo por responder.. meu antigo blog rsrsr era paravidatoda.zip.net era um blog de gifs , e usei o ericaribeiro.com.br que agora vou deixar pro lado mais profissional.

      Então to com o meu nas maos aqui, é Canaonn powershit A480... ctz é uma linha bem inferior!

      E uma coisa que eu nao queria estar investindo agora, porque nao é baratinho uma camera, mas como tenho que postar fotos no blog vou pensar serio, e é bom pra mim...

      Vou deixar anotado na minha agencia as esses dois modelos, provavelmente vou optar por uma dessas pois tenho confiança nessas duas marcas. Principalmente pela Canon.

      Muito obrigada Mari. Deus lhe abençõe! Tenha um otimo final de semana ♥

      Excluir
  7. Que arraso de dicas!!!
    Meu sonhooo!


    #CSBFB
    #ClickFB

    http://www.esmaltandopaixoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!!

    To pensando mesmo em comprar uma camera profissa... hehe

    Beijo Beijo


    http://balancaseandancas.wordpress.com

    #ClickFb

    ResponderExcluir
  9. Mari, eu estou doída por uma câmera nova, mas estou no dilema de guardar uma graninha!
    kkkk
    Beijos!

    #ClickFB
    www.sonhodequimera.com

    ResponderExcluir
  10. OI Michele, então, tenta ver os preços dessas: Panasonic FH6, Panasonic SZ7, Canon ELPH100, e Canon A1200. Não são mt caras e são de ótima qualidade! Beijos, e obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bom? Fazia tempo que não vinha aqui... :D
    Adorei as dicas, ganhei uma digital de minha mãe e afinal escolheu a que tinha maior zoom e pixel...e não é muito boa não... custo para tirar uma foto boa, não sei qual programa usar em certas ocasiões...afff
    Um dia ainda compro uma profissa pra mim :D
    Bjinhos
    http://infinitodacris.blogspot.com

    #ClickFB

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!