Conceitos Básicos - Fotometria e Exposição

A palavra fotografia vem do grego e significa desenhar com a luz: phótos (luz) e graphis (pincel). Portanto, é necessário que exista luz para se fotografar. Mesmo que pouca. A luz que é refletida nos objetos entra na câmera através da lente e chega ao sensor da câmera, formando uma imagem estática, e ai temos a fotografia =D


Os componentes da câmera (sensor, espelhos, etc) ficam dentro da câmera, mas para que haja a fotografia, eles precisam ser expostos para que a luz entre na câmera. Quando a luz entra na câmera, temos o que chamaos de exposição.

Para termos uma boa fotografia, precisamos entender e controlar a luz que entra na câmera. E para isso precisamos entender bem os princípios básicos da fotografia, que são luz, tempo de exposição e sensibilidade. Quando conseguimos controlar a luz, temos a fotometria. Isso não significa que teremos a foto perfeita, nem clara, nem escura. Mas teremos a foto do jeito que a gente quer. Afinal, fotometrar é controlar a luz.

O mecanismo que mede a fotometria se chama fotômetro. Ele está presente em todas as câmeras, mas só é visível nas câmeras com controles manuais de abertura e velocidade e é representado por uma régua.


O ponteiro no meio significa que a foto está bem exposta, ou seja, a luz está bem controlada. Se estiver mais para a esquerda, indica subexposição, ou seja, a foto está escura. Se estiver mais para a direita, indica superexposição, ou seja, a foto está mais clara.

As câmeras também possuem um outro modo mais simples de ajustar a luz e se chama compensação de exposição, conhecido pela sigla EV (valor da exposição). Não funciona no modo manual, mas funciona nos outros modos, e possui uma régua parecida com a regra do fotômetro. Quando a foto fica escura é só compensar positivamente (EV+), se ficar clara, é só compensar negativamente (EV-).

Até o próximo post ;)

6 comentários:

  1. Nossa que legal saber disso. Gostei.
    www.desejoadolescente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre e fique por dentro de mais dicas ;)

      Excluir
  2. Adorei. Utilizo o photoshop, então é uma boa dica.
    www.mundogallyack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço tudo pra não usar o photoshop nas edições, pq nunca fica tão real. Mas às vezes ele é de grande ajuda. :)

      Excluir
  3. Anônimo10/06/2013

    Ah eu sempre faço ajustes para deixar a luz entrar mais principalmente quando quero fotografar dentro de casa (geralmente mais escuro), acho melhor do que aumentar o ISO e correr o risco da foto ficar poluída :/

    Muito bacana, você conseguiu explicar de forma simples e objetiva!
    miniquiteria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está indo pelo caminho certo! Um grande problema das compactas é o ISO, pq ele realmente deixa um ruído muito visível. Volte sempre para ver mais dicas ;)

      Excluir

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!