Projetos fotográficos

Eu como uma boa amante de fotografia, adoro ver o que as pessoas andam clicando por ai, e foi assim que descobri os projetos fotográficos, e tive ânimo de voltar a blogar, como eu falo aqui. Então, se você curte fotografia, mesmo que não seja de uma forma profissional, que tal começar um projeto, sozinha ou com outras pessoas? Selecionei alguns legais pra vocês se inspirarem:



6 X 6 (ou 5 X 5, 7 X 7...)
É o que eu faço aqui no blog. O número varia de acordo com a quantidade de pessoas que participam.  Assim: Eu e mais 5 pessoas (6 no total), postamos 6 fotos todo dia 6. No nosso caso, cada uma escolhe o tema que quiser, mas tem gente que faz com fotos aleatórias. Eu vi esse projeto no Madly Luv, mas não sei quem o criou.

7 X 5
Nesse projeto, você posta 5 fotos a cada 7 dias. 5 fotos que representem aquela semana pra você. Exemplo: Você escolhe o domingo pra postar, e a cada domingo você posta 5 fotos que representem a última semana pra você.

De A a Z
Esse projeto consiste em postar algumas fotos por semana de uma determinada letra. Assim: 1° semana - letra a, 2° semana - letra b, e assim sucessivamente. Novamente, é escolhido um dia pra postar e uma quantidade de fotos. Exemplo: Escolho o sábado pra postar, e no primeiro sábado é a 1° semana, que é a letra a. Eu posto "5" (escolha a quantidade de fotos) fotos com a letra a.

365 days
Bom, esse eu acho bem complicadinho, pois você tem que postar uma foto todo dia. As fotos são aleatórias. Geralmente quem faz esse projeto, posta no flickr, facebook, tumblr ou no instagram. Porque imaginem fazer um post cada dia com uma foto... rs

Photo a day
Esse é mais ou menos parecido com o 365 days, só que você pode fazer o projeto por um mês, alguns meses ou o ano todo. Novamente você tira uma foto e compartilha nas redes de compartilhamento rápido. A criadora do projeto (acho que é ela) ainda facilitou a vida de quem quiser seguir esse projeto e sugeriu temas para cada dia do ano, separados por mês. Aqui estão todos os meses de 2012 e nada impede de usar em 2013, ou fazer da sua forma, usar a sugestão de abril em junho, por exemplo. E se quiser acompanhar as sugestões dela pra 2013, aqui estão.

52 weeks
Esse projeto é bem legal. Novamente é bom compartilhar em flickr, facebook, instagram ou tumblr, pq são muitos posts com uma foto apenas. Você posta uma foto por semana e identifica. É bom escolher um dia pra postar sempre. Esse projeto eu vi no A serie of serendipity, mas também não sei quem o criou.

Dicas:
*Bom, esses projetos podem ser feitos só você, exceto o 6 x 6 (e variações), que precisam de outras pessoas.
*O legal é que você mesma tire suas fotos, e nunca pegar do flickr ou we heart it, pois a intensão deles é estimular seu lado fotográfico. Não é a toa que muitos chamem de "desfio fotográfico".
*Quando o projeto for de apenas uma foto, como o 365 days, photo a day e 52 weeks, fica legal se você criar um álbum no flickr ou no facebook, e depois de algumas fotos, umas 10 por exemplo, fazer um post no blog e colocar as fotos do projeto. Pode postar no tumblr também e usar uma hashtag, ou pode ser mais radical e fotografar só com celular e postar no instagram.
*Edite suas fotos, se preferir, mas nunca perca a essência da verdadeira foto.

E você faz algum projeto? Conhece algum outro que eu possa adicionar a essa lista? Deixa nos comentários. Vou adorar conhecer ver suas fotos!!


11 comentários:

  1. Anônimo9/10/2013

    Querida amiga Gracita
    Você me fez descobrir que nada na vida é mais importante do que uma amizade sincera e verdadeira. Os amores passam e os amigos ficam. Agradeço-lhe o carinho deixado em minha página enquanto estive ausente em viagem ao Rio de Janeiro. Você é uma pessoa única pois já nasceu especial. Adoro a sua amizade.
    Beijos recheados de saudade e muito carinho.
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho. Seja sempre bem vinda!!!

      Excluir
  2. Conhecia alguns e to tentando começar o 6x6 com umas amigas!

    To sorteando uma paleta de 168 cores de sombra la no blog, vem?
    Beijinhos,

    BLOG
    FAN PAGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei um 6 x 6, mas ficou meio furado. Vou tentar engrenar em outro. O importante é fotografar!! bjs...

      Excluir
  3. Anônimo9/13/2013

    Estou querendo muito começar um 7X5, devo começar a postar neste domingo! 0// Já estou super empolgada!

    Muito bacana a variedade de projetos ;)

    http://miniquiteria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Quando começar a postar, me mostra... Vou seguir seu blog!

      Excluir
  4. Oi Mariana, que blog lindo o que você tem. Parabéns! :)

    Eu já tentei fazer algum desses projetos aí, mas eu nunca consigo terminar. :( Acho que é por preguiça mesmo, hahaha. E as vezes eu também não tenho tempo, aí fica difícil pra mim. :~ Mas adorei o post.

    Beijos! lullabyforju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, como tudo na vida precisa de detrminação. Começa um mais simples, algum que eu nem tenha listado, mas que vc sabe que pode cumprir. O importante é exercitar seu lado criativo. Bjs

      Excluir
  5. Olá xará! Obrigada pelo carinho ;) Volte sempre, estarei com novidades sempre. E é claro, vou lá no seu blog, conhecer também!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/19/2013

    gENTE você AMA fotografia em? Eu queria fazer um projeto principalmente o de uma foto todo dia mas quem diz que eu tenho tempo? kkkkkk Eu também tenho um flickr tanto que eu te adicionei como contato, CLARO que minhas fotos não são lindas que nem a sua mas aqui está: http://www.flickr.com/photos/brennafelix/

    saladadefrutasbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comneça com um projeto mais simples, que tal o 52 weeks? Beijos!!!

      Excluir

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!