Conceitos Básicos - Distância Focal

Todas as lentes de câmeras possuem suas distâncias focais. Algumas possuem duas distâncias focais. Outras, chamadas lentes fixas, possuem apenas uma distância focal. 

Foto do google

A lente acima é uma lente 18-55, e sua distância focal varia de 18mm a 55mm. Essa lente geralmente acompanha as câmeras, e é chamada comumente de "lente do kit."

Mas o que vem a ser essa distância focal?? 

Distância focal é uma medida em mm das lentes das câmeras, e que determina seu campo de visão, ou seja, quanto a lente poder "ver" em uma cena. Sendo assim, quanto menor for a distância focal, mais da cena será capturada. Quanto maior for a distância focal, menos da cena será capturada.

Em câmeras compactas isso é facilmente compreendido, por que a distância focal nessas lentes funciona com o zoom. Nas câmeras reflex/profissionais você só percebe muitas vezes, trocando a lente da câmera.

As fotos abaixo foram feitas por mim, no mesmo dia, com tripé e câmera na mesma posição. Apenas troquei as lentes e mudei iso, abertura e velocidade. Vou colocar em ordem crescente de distância focal, sem cortes ou edições, para que vcs possam visualizar na prática. Acima de cada foto, a distância focal usada. Relevem, que a paisagem não é muito bonita.  Fiz as fotos no quintal de casa, pois  não dá pra sair de casa levando 6 lentes ;)

10 mm


17 mm


18 mm


20 mm


50 mm


55 mm


85 mm


250 mm

Eu deveria ter feito um post sobre os tipos de lentes antes desse, assim seria mais fácil entender. Mas acho que consegui sintetizar claramente. E observando as fotos, vcs poderão compreender melhor. E também eu já fiz essas fotos a bastante tempo, estava doida pra postar logo. rs 


Beijos e até o próximo post ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados mas tenha bom senso. Comentários spam e com palavras ofensivas serão deletados.
Respondo todos os comentários aqui no blog, mas visito cada blog individualmente. Pode demorar, mas eu vou comentar seu blog também.
Por favor, deixem o link do seu blog, pois muitas vezes, quando clico no seu nome no comentário, não abre seu blog, e não tenho como retribuir a visita.

Obrigada!